Pular para o conteúdo principal

O Gigante Enterrado e a fantasia sutil


Ambientado em uma Inglaterra medieval e fantástica, habitada por ogros, duendes, cavaleiros e uma dragoa, Ishiguro conta a história de Axl e Beatrice, um casal de idosos que sai em uma jornada até a aldeia de seu filho. Tanto bretões como saxões são afetados por uma névoa que apaga o passado da memória de todos. Quase ninguém se dá conta de que suas memórias são apagadas dia após dia, e o casal, talvez, sejam os únicos na aldeia que percebem o que de fato está acontecendo. Axl ama a sua mulher, e a chama carinhosamente de princesa. Mas um sentimento forte e rancoroso quer despertar e isso possivelmente abalará a vida dos dois. O mesmo acontece com Beatrice, mulher gentil e preocupada com o homem com quem está casada. Os dois se lembram de uma discussão que tiveram, após Beatrice sugerir que eles fossem visitar a aldeia do filho. Axl não recorda desse tal filho e pergunta-se se de fato esse filho existe. Essa névoa do esquecimento afeta de forma sutil mas cruel a todos que, mesmo quando começam a lembrar-se de algo do passado, no mesmo instante pensam na possibilidade de estarem fantasiando. Mas, após uma conversa onde o casal vai costurando o passado com pedaços fragmentados, decidem-se a viajar até a aldeia do filho, que, aparentemente, não sabem onde fica.

É muito esquisito mesmo como o mundo está esquecendo das pessoas e de coisas que aconteceram ontem ou anteontem. É como se uma doença tivesse contagiado a todos nós.

A fantasia apresenta-se de forma sutil, e é muito compreensível que seja assim. Não convém exigir ações frenéticas com elementos fantásticos entrando em cena a cada parágrafo, em uma narrativa onde o assunto principal seja a perda da memória, o que o passado pode revelar e como ele pode destruir a ordem das coisas e como ele põe o amor que uma pessoa sente por outra em dúvida. Até chegar à aldeia do filho, o casal de bretões param em uma aldeia saxã onde todos estão perturbados com a notícia de que ogros demoníacos raptaram uma criança. Axl e Beatrice conhecem o valente guerreiro saxão que libertou a criança da prisão dos ogros, o misterioso Wistan. O saxão acompanha os velhos, pois o menino Edwin que havia sido salvo por ele agora corria risco de morte na aldeia onde vivia, e juntos continuam a jornada que trará revelações assustadoras sobre os padres que viviam em uma antiga fortaleza e o terrível embate de um contra vários. Além do menino e do guerreiro, o cavaleiro sobrinho de Arthur, Sir Gawain, os protege de males futuros, como o perigo que enfrentam em um túnel subterrâneo ao fugirem dos homens do lorde Brennus.


Ishiguro segurando seu livro.


Quando sai da aldeia, o passado vem de forma desconexa à mente de Axl, e este começa a ter uma ideia do que pode ter acontecido no passado e o mesmo acontece com Beatrice. Não sabemos ao certo se as lembranças dos personagens sobre o seu passado é de fato verdadeira, pois como podemos confiar se eles são afetados pela névoa do esquecimento? Mas conforme a narrativa prossegue, podemos ter alguma ideia sobre o passado deles. As divagações também são um empecilho para descobrirmos quem são aqueles velhos bretões e o que de tão assombroso aconteceu com eles. Wistan é um homem misterioso e, todas as vezes que conta algo de sua vida, nunca é de forma concreta. Ele solta uma coisa aqui e outra ali, mas sem revelar o real motivo dele estar tão longe de sua terra saxã. Também desconhece o que causa a névoa, mas logo sabemos que se trata de um blefe. Apesar de ter simpatia pelo casal bretão, jura ódio a todos os bretões. Sua missão, revelada no final do livro, é cruel para todos.

O título do livro não poderia ser outro, e acho que ele diz muito sobre o mistério que envolve toda a história. E, quando o gigante acordar, será caótico. E essa névoa do esquecimento, não como a do livro, mas uma mais nociva está nos afetando diariamente. Não é curioso nos esquecermos do que realmente importa? Ou será que nos esquecemos de coisas importantes por que queremos? Não é estranho o fato de que a amizade, a tradição, a família, o amor e os valores e virtudes estejam se perdendo dia após dia? E nessa aparente névoa, tudo aquilo que herdarmos dos nossos antepassados, está dando lugar à uma coisa mais perigosa, embora esteja embrulhada em um papel colorido e esteticamente belo.


Deve ser efeito dessa névoa. Tem muitas coisas que não me importo nem um pouco que se percam na névoa, mas é cruel quando não conseguimos nos lembrar de algo precioso assim.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.