Pular para o conteúdo principal

Silêncio, de Shusaku Endo


Um romance sobre fé, tentação, apostasia e o silêncio de Deus. Ao saber que o padre Ferreira havia apostatado no Japão – pano de fundo desse intenso e angustiante romance –, os padres Rodrigues e Garpe decidem ir ver com os próprios olhos se tal informação procedia. Também decidiram ir para dar o pão aos famintos cristão japoneses, que não tinham mais alguém que os instruísse na fé e os ensinassem as doutrinas do cristianismo. Mesmo sabendo dos perigos que enfrentariam, pois o magistrado Inoue era conhecido além-mar por sua fúria e métodos cruéis para com aqueles que professavam e não negavam a fé em Deus. Mas, ao chegar clandestinamente ao Japão e ver em quais condições aqueles pobres coitados camponeses viviam, uma batalha interior emerge de dentro da alma dos padres – mais em Rodrigues, do que em Garpe. Pouco conhecemos o padre Garpe, pois a narrativa é do próprio Rodrigues que enviara cartas à Portugal, terra dos dois sacerdotes, e depois um narrador em terceira pessoa dá prosseguimento aos relatos da vida de Rodrigues.

O ser humano é estranho. Em algum lugar do coração, ele tem sempre o sentimento de que triunfará, não importando quais perigos enfrente. É tal qual nos dias de chuva em que acreditamos enxergar débeis raios de sol numa colina distante. (p. 68)

A fé somente se torna inabalável quando ela é abalada, e daí se sabe se a fé que possuímos era autêntica – fincada em raízes profundas – ou se ela é apenas o resultado de ações exteriores que de nada adiantam para nutrir a fé que nunca morrerá nem vacilará, mesmo nos momentos mais difíceis. E é ao ler a história de um Japão hostil ao cristianismo que o leitor cristão se pega a pensar o que eles fariam em tal situação. Fugiria? Apostataria? Amaldiçoaria o nome de Cristo Jesus, assim como a mulher de Jó o aconselhou? Ou ficaríamos como Jó, que mesmo com todas as dificuldades e sofrimentos, não O negou? O silêncio de Deus é algo que nos incomoda, e incomoda o padre Rodrigues. Muitas vezes lemos sua indagação ao Pai Criador do porquê Ele continuar em silêncio, mesmo quando os seus filhos sofriam terrível perseguição e morriam uma morte extremamente dolorosa. O padre Rodrigues tem fé, mas também é humano. E como todo ser humano, ele não entende como Deus pode se calar em situações injustas. Mas Deus é Absoluto, e mesmo não entendendo o que está acontecendo, Ele sabe de todas as coisas. Mas a situação de Rodrigues era outra, e por muitas vezes pensa em dar fim de uma vez por todas com o sofrimento daqueles pobres que eram explorados pelas autoridades japonesas. Eram pobres e eram escravos, mas suas almas eram livres. E assim, muitos se reuniam secretamente para os sacramentos, confissão dos pecados, batismo.

Mas Cristo não morreu pelos bons e belos. É bastante fácil morrer pelos bons e belos; o difícil é morrer pelos desgraçados e corruptos – eis do que me dei intensamente conta naquele momento. (p. 72)

O cristianismo não fincava as raízes no japão de 1638. Os missionários encontravam grandes dificuldades para espalhar as Boas Novas naquele país. Mas houve um tempo em que o cristianismo era bem-vindo, e muitos tinham sido cristãos – ao menos 300 mil. Mas o que levara, mais adiante, o cristianismo ser considerado como o inimigo do Japão? Talvez porque o cristianismo ameaçava o budismo, religião dos japoneses. Talvez por ressentimento. Silêncio é um romance denso, angustiante e metafísico. Ao lermos, não apenas sabemos como era o Japão há tantos séculos atrás, mas também nos vemos envolvidos com a aflição de cristãos que estavam provando o silêncio de Deus. Ele estava em silêncio, mas a cada parágrafo que lemos, Ele está lá. Aqueles que morreram no suplício do poço certamente não morreram por um deus estranho. Ficamos decepcionados – é essa a palavra certa? – com o desfecho de Rodrigues. Nos apegamos a essa personagem que tão nos é familiar, mesmo com séculos nos distanciando. O silêncio que o padre clamava para ser interrompido, é o mesmo silêncio pelo qual passamos. Queremos ouvir a sua Voz, mas em resposta há apenas silêncio. Mas isso não quer dizer que Ele não exista, ou que não está conosco. Ás vezes o silêncio também é uma resposta, mas é impossível imaginar como nos comportaríamos em tal situação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.