Pular para o conteúdo principal

Na escuridão da mente, de Paul Tremblay


“Me assustei para valer, e eu não sou nada fácil de assustar”, diz Stephen King sobre este livro. Confesso que fiquei com medo, e até posterguei a leitura. Mas acabei encarando o desafio e dei início à leitura. Bem, é assustadora! Até certo ponto, pois depois tudo começa a ficar meio perdido. Sim, a história é sobre a (não?) possessão de Marjorie, filha mais velha de pais à beira de uma ruptura familiar e irmã de Merry, a irmã mais nova e pela qual sabemos como tudo aconteceu. Como o pai de Merry estava desempregado e com toda a situação assombrosa em casa, o padre Wanderly convence-o a transformar o drama familiar em um programa de televisão, A Possessão. Com este programa a família voltaria a ser próspera, mas o quanto vale a pena expor a família para todo o público?

Quem nos leva ao passado é a Merry já adulta, que concede entrevistas a uma autora que irá escrever sobre tudo o que aconteceu com a sua irmã, e como se deu as filmagens do programa mais assustador da época. Desenterrando alguns fantasmas do passado, ela agora pode enfrenta-los e tentar prosseguir com a sua vida. Mas o que percebemos é o quanto tudo isto foi traumático para ela. Não poderia ser diferente. Ela, na época uma criança, vê a irmã mudar e começar a ter comportamentos esquisitos e assustadores, a fazer coisas humanamente impossíveis e a transformar a vida de todos em um inferno. Mas o que não entendo é a afirmação dela de não acreditar que o que aconteceu com Marjorie tenha sido algo como uma possessão demoníaca. Será que Merry fantasia de que tudo não passou apenas de uma encenação da parte da irmã? Que estava apenas querendo chamar a atenção e ajudar os pais a saírem de uma crise financeira?


Sim, caro leitor, você irá enfrentar alguns pesadelos e relembrar de filmes clássicos do gênero – quase impossível isto não acontecer com todas as referências que são citadas no livro, como O Exorcista, Invocação do Mal, etc. Mas não sei se acabei criando grande expectativa que, ao avançar da história foi se diluindo, achei numa escala de 0 a 10 o nível de terror, uns 5, talvez. Por que a maioria dos livros em que autores consagrados costumam dar uma rápida opinião do tipo “Me assustou para valer” acaba sendo tão falsa? Senti mais medo lendo o último conto do King em Quatro Estações do que este “Na escuridão da mente” do autor Paul Tremblay. Desculpem decepcioná-los, mas ainda assim a leitura assusta nas primeiras cem páginas, e assusta muito. Mas como um todo, acaba sendo fraco.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Leia o conto "O Gato Preto", de Edgar Allan Poe

Não espero nem peço que acreditem nesta narrativa ao mesmo tempo estranha e despretensiosa que estou a ponto de escrever. Seria realmente doido se esperasse, neste caso em que até mesmo meus sentidos rejeitaram a própria evidência. Todavia, não sou louco e certamente não sonhei o que vou narrar. Mas amanhã morrerei e quero hoje aliviar minha alma. Meu propósito imediato é o de colocar diante do mundo, simplesmente, sucintamente e sem comentários, uma série de eventos nada mais do que domésticos. Através de suas consequências, esses acontecimentos me terrificaram, torturaram e destruíram. Entretanto, não tentarei explicá- los nem justificá-los. Para mim significaram apenas Horror, para muitos parecerão menos terríveis do que góticos ou grotescos. Mais tarde, talvez, algum intelecto surgirá para reduzir minhas fantasmagorias a lugares-comuns – alguma inteligência mais calma, mais lógica, muito menos excitável que a minha; e esta perceberá, nas circunstâncias que descrevo com espanto

O Cavalo e seu Menino, de C. S. Lewis

O terceiro livro de As Crônicas de Nárnia em ordem cronológica, O Cavalo e seu Menino, narra a história de duas crianças fugindo em dois cavalos falantes. Shasta vive em uma aldeia de pescadores e vive como se fosse um empregado do seu pai ‘adotivo’, Arriche. Quando um tarcãa chega à aldeia e pede para se hospedar na casa de Arriche, este aceita sem hesitar. Com um hóspede nobre, o pescador coloca Shasta para dormir no estábulo junto com o burro de carga, tendo como comida apenas um naco de pão. Arriche não era um pai afetivo, acho que ele nem se considerava pai do menino. Via mesmo ali uma oportunidade de ganhar mais dinheiro, e quando o tarcãa oferece uma quantia por Shasta, ele ver que pode arrancar um bom dinheiro com a venda do menino e assim começam a barganhar um preço pelo garoto. Ao ouvir que o seu ‘pai’ iria lhe vender, o menino decide fugir e ir para o Norte — era o seu grande sonho conhecer o Norte. Ao se dirigir ao cavalo, e sem esperar nada, desejar que o animal fa

Três ratos cegos e outros contos, Resenha do Livro

Três ratos cegos Três ratos cegos Veja como eles correm Veja como eles correm Correm atrás da mulher do sitiante Que seus rabinhos cortou com um trinchante Quem terá tido visão tão chocante Como três ratos cegos . Três ratos cegos e outros contos é a mais importante compilação de contos da literatura policial. Agatha Christie escreveu a história que  deu origem a peça teatral mais encenada de todos os tempos 1 . Nesse livro, que traz nove contos maravilhosos, Agatha escreve com maestria as histórias mais incríveis para todos os amantes da literatura policial. O primeiro conto, Três ratos cegos, traz um intrigante caso de assassinato em série. Giles e   Molly se casaram recentemente e se mudaram para o casarão da falecida tia de Molly. Com uma ideia de transformar a enorme casa em hospedaria, ela convence Giles e os dois agora são donos de uma Hospedaria.